sábado, 23 de julho de 2011

The Cranberries

Caros membros deste singelo clube, esse será o primeiro post . Em cada post irei fazer uma breve introdução sobre a banda, contando um pouco de sua história, seu estilo, as influencias, membros... etc. Depois serão apresentados os álbuns e de cada deles serão destacadas as melhores musicas em minha opinião. Após todas as apresentações, uma playlist será apresentada a você, caso queira apenas o melhor do artista. Você pode sugerir a sua playlist também, nos comentários. Hoje irei sugerir Cranberries.

A banda:


The Cranberries, apesar de ser uma banda de renome, poucos são seus ouvintes assíduos. A maioria se prende ao famoso single “Linger” que fez sucesso no mundo inteiro na década de 90 e ainda é ouvido em rádios, mas a banda possui outras tanto. A banda de rock alternativo foi formada em 1989, na Irlanda, pelos irmãos Mike e Noel Hogan, baixo e guitarra, respectivamente, junto com o baterista Fergal Lawler, mas ainda faltava o vocal feminino para a banda, então Dolores fez o teste e confirmou sua vaga. O som da banda é marcado pela voz de Dolores, que tem papel importantíssimo para a consolidação da banda. Dolores é a letrista da banda e compõe junto do guitarrista Noel. O grupo ganhou fama mundial na década de 90 com o single Linger que está no álbum“Everybody Is Doing It, So Why Can’t We?” de 1993.

Discografia:

- “Everybody Is Doing It, So Why Can’t We? “(1993):

1. "I Still Do"

2. "Dreams”

3. "Sunday”

4. "Pretty”

5. "Waltzing Back”

6. "Not Sorry”

7. "Linger"

8. "Wanted”

9. "Still Can't...”

10. "I Will Always”

11. "How"

12. "Put Me Down”

Comentário: É o primeiro album da banda, possui uma forte presença do violão, guitarras limpas, baixo marcante, bateria simples. Um álbum “limpo”, sem grandes efeitos, mas nem por isso fraco, pelo contrário, um grande trabalho, onde os artistas tiveram coragem de se expor. Vale destacar “Dreams”, “Pretty”,”Not Sorry” e “Linger”.

-“No Need To Argue” (1994):

1. "Ode To My Famuly

2. "I Can't Be With You"

3. "Twenty One"

4. "Zombie

5. "Empty"

6. "Everything I Said"

7. "The Icicle Melts"

8. "Disappointment"

9. "Ridiculous Thoughts"

10. "Dreaming My Dreams"

11. "Yeat's Grave"

12. "Daffodil Laments"

13. "No Need to Argue"

Comentário: Segundo álbum da banda. Aborda temas mais sombrios do que o primeiro álbum. Percebe-se um amadurecimento da letrista Dolores, uma vez que ela passa a abordar temas como morte, família, amor, guerra, decepção. Sua voz está mais clara nesse álbum, sem a presença de backvocals. Em “No Need To Argue”, a banda decide explorar um pouco mais o lado rock e em algumas musicas, distorção e um volume mais alto são marcantes. A musica principal desse álbum é, sem dúvida, “Zombie” que comprova a exploração do lado mais pesado da banda e o amadurecimento de Dolores, já que segundo a própria, a musica trata de um atentado do IRA que resultou na morte de duas crianças. Destacam-se junto com “Zombie”, “Ode To My Family”, “I Can’t Be With You”, “Ridiculous Thoughts” e “Daffodil Laments”.

-“To The Faithful Departed” (1996):

1. "Hollywood"

2. "Salvation"

3. "When You're Gone”

4. "Free to Decide"

5. "War Child"

6. "Forever Yellow Skies"

7. "The Rebels"

8. "I Just Shot John Lennon"

9. "Electric Blue"

10. "I'm Still Remembering"

11. "Will You Remember?"

12. "Joe"

13. "Bosnia"

Comentário: Lançado em 1996, o álbum é dedicado à Denny Cordel e Joe, avô de Dolores, ambos morreram neste ano. O álbum é influenciado pelo lado mais rock da banda, mantendo a linha de “No Need To Argue”, como pode ser percebido nas musicas “Hollywood”, “Salvation”,”Forever Yellow Skies”, mas também dialogando com o primeiro álbum da banda,“Everybody Is Doing It, So Why Can’t We?”, com musicas como “War Child”, “When You’re Gone”. “To The Faithtful Departed” é um álbum bem completo com musicas calmas e musicas mais agressivas, trata de morte, abuso de drogas, liberdade, guerras.. etc. Os destaques são: “Hollywood”, “Salvation”, ”Forever Yellow Skies”, “I’m Still Remembering”, “When You’re Gone” e “Free To Decide”.

- “Bury The Hatchet” (1999):

1. "Animal Instinct"

2. "Loud and Clear"

3. "Promises"

4. "You and Me"

5. "Just My Imagination"

6. "Shattered”

7. "Desperate Andy"

8. "Saving Grace"

9. "Copycat"

10. "What's on My Mind”

11. "Delilah"

12. "Fee Fi Fo"

13. "Dying in the Sun”

14. "Sorry Son"

Comentário: É o primeiro álbum da banda após o hiato que começou em 1996, provocado pelo afastamento de Dolores para cuidar de sua vida pessoal, tratar de seu stresse cuidar de seu primeiro filho. Os assuntos tratados são um tanto quanto diversos, desde maternidade e filhos a divórcios e abusos infantis, temos como exemplo “Animal Instict” que trata de maternidade e “You And Me” que fora dedicada ao Taylor, primeiro filho de Dolores. O álbum adota uma postura mais leve, retornando ao estilo do primeiro álbum, com um lado acústico mais presente,mas o lado rock não foi abandonado que é encontrado em “Promises”. As melhores músicas de “Bury The Hatchet” são “Animal Instict”, “You And Me”, “Just My Imagination”, “Shattered” e “Promises”.

- “Wake Up And Smell The Coffee” (2001):

1. "Never Grow Old"

2. "Analyse"

3. "Time Is Ticking Out"

4. "Dying Inside"

5. "This Is the Day"

6. "The Concept"

7. "Wake Up and Smell the Coffee"

8. "Pretty Eyes"

9. "I Really Hope"

10. "Every Morning”

11. "Do You Know"

12. "Carry On"

13. "Chocolate Brown"

Comentário: O quinto álbum da banda começa com “Never Grow Old”, uma musica calma, acústica, com um tom de melancolia, que se manterá pelo disco. Tratando da vida, o “Wake Up And Smell The Coffee” é mais um exemplo do talento de Dolores como letrista, abordando de forma sensivel o envelhecimento, a morte, a superação. Apesar do tom de melancolia, as musicas não possuem uma sonoridade depressiva, “This Is The Day” serve para quebrar toda a calma que poderia habitar o álbum. Merecem ser ouvidas com carinho: “Never Grow Old”, “This Is The Day”, “Wake Up And Smell The Coffee”, “Time Is Ticking Out”, “This Is The Day” e “Analyse”.

Sugestão de Playlist:

1. "Dreams”

2. “Just My Imagination”

3. “I Can’t Be With You”

4. “Ode To My Family”

5. “Never Grow Old”

6. “Shattered”

7. “Linger”

8. “Zombie”

9. “Promises”

10. “This Is The Day”

11. “Salvation”

12. “Hollywood”

13. “Forever Yellow Skies”

Nenhum comentário:

Postar um comentário