domingo, 31 de julho de 2011

The Cardigans

Olá de novo, caro membro. A saga da busca pela boa música continua firme e forte. Muito mais do que "Lovefool", "My Favourite Game", "Rise And Shine", hoje quem tem vez é o grupo sueco The Cardigans.

A banda:


Formada em outubro de 1992, The Cardigans é uma banda que em quase 20 anos já produziram muita coisa boa. Os membros se conheceram, quando ainda eram adolescentes, em sua cidade natal, Jönköping, localizada mais ao sul da Suécia. Eles se conheceram através de uma paixão em comum: o hard rock. A ideia de formar uma banda partiu do guitarrista Peter Svensson e do baixista Magnus Sveningsson. Então à eles se juntaram Nina Persson nos vocais, Bengt Lagerberg na bateria e Lars-Olof Johansson nos teclados. Como a cidade em que eles moravam a indústria fonográfica não tinha grande expressão, eles partiram para Oslo em busca de sucesso. A fama inicial veio graças às letras de Svensson, que compôs praticamente o primeiro álbum inteiro. "Emmerdale" os projetou pela Suécia e deu visibilidade num mercado distante, o Japão. Em 1994, o sucesso mundial veio com o álbum "Life" que vendeu milhões de cópias no mundo inteiro, ganhando até mesmo o selo de platina. Na sequencia vieram "First Band On The Moon", "Gran Turismo", "Long Gone Before Daylight" e "Super Extra Gravity". Não vou me estender muito por aqui... acompanhe o desenrolar da história nos comentários de cada álbum.

- Discografia:

- " Emmerdale" - (1992):
  1. "Black Letter Day"
  2. "Sick And Tired"
  3. "In the Afternoon"
  4. "Over the Water"
  5. "After All..."
  6. "Cloudy Sky"
  7. "Our Space"
  8. "Rise And Shine"
  9. "Celia Inside"
  10. "Sabbath Bloody Sabbath"
  11. "Seems Hard"
  12. "Last Song"
Comentário: Álbum de estréia da banda. Apesar de serem todos fãs declarados de Hard Rock, o som da banda foge completamente desse cenário, a única coisa que pode lembrar - e deve - é "Sabbath Bloody Sabbath", escrita e interpretada pelo Black Sabbath de Iommi, Butler, Ward e Osbourne, mas até nesse clássico do hard rock o som pesado não é utilizado. Enfim, já disse o que o som não é, vamos defini-lo: The Cardigans tem um som que pode ser explicado como uma mescla de pop e música brasileira, fato que pode ser percebido em "In The Afternoon", "Our Space", só para exemplificar. Os destaques do álbum são "Sick And Tired", "Over The Water", "Rise And Shine" e "Seems Hard", além das já citadas.

- "Life" - (1994):
  1. "Carnival"
  2. "Gordon's Gardenparty"
  3. "Daddy's Car"
  4. "Pikebubbles"
  5. "Tomorrow"
  6. "Beautiful One"
  7. "Travelling with Charley"
  8. "Fine"
  9. "Sunday Circus Song"
  10. "Hey! Get Out Of My Way"
  11. "Closing Time"
Comentário: Após fazer sucesso na Suécia e no Japão, a banda consegue atingir o mundo. "Life" é um álbum excelente, que põe a banda como uma das maiores e melhores da década de 90. O álbum foi marcado como "favourable" pela BBC. O som da banda continua com a qualidade que os suecos e japoneses já conheciam e que o mundo passou a apreciar. As composições passaram a ter a presença de Nina Persson. Nesse segundo álbum, a banda já um pouco mais madura, ela explora um pouco mais as guitarras e se sente confortável para utilizar distorções e alguns outros efeitos, além de explorar os sintetizadores. O baixo passa a ter um lugar de destaque junto aos vocais de Nina, que são uma marca registrada da banda. Vale muito a pena ouvir "Carnival", Daddy's Car", "Tomorrow", "Happy Meal".

- "First Band On The Moon" - (1996):
  1. "Your New Cuckoo"
  2. "Been It"
  3. "Heartbreaker"
  4. "Happy Meal II"
  5. "Never Recover "
  6. "Step on Me"
  7. "Lovefool"
  8. "Losers"
  9. "Iron Man"
  10. "Great Divide"
  11. "Choke"
Comentário: Perfeito. Um álbum delicioso de se ouvir. Ritmos, letras, vocais.... tudo excelente. Não tem como não gostar. Nesse álbum,nas primeiras faixas o grupo se afasta um pouco da música brasileira e se prende mais ao pop rock, mas retorna com o passar das faixas. É incrível como a banda consegue manter a boa música por anos sem mudar. Ouça o álbum inteiro, mas dê atenção especial para "Your New Cuckoo", "Been It", "Never Recover", "Step On Me" e "Lovefool".

- "Gran Turismo" - (1998):
  1. "Paralyzed"
  2. "Erase/Rewind"
  3. "Explode"
  4. "Starter"
  5. "Hanging Around"
  6. "Higher"
  7. "Marvel Hill"
  8. "My Favourite Game"
  9. "Do You Believe"
  10. "Junk of the Hearts"
  11. "Nil"
Comentário: Contrariando os álbuns anteriores, "Gran Turismo" tem um ar mais pesado, mais sombrio, mistura com eletrônico, mas não abandona o lado suave da banda que é acentuado pela voz de Nina. Já aviso que não é um bom álbum para se ouvir quando se está preocupado, a ânsia só irá aumentar. Músicas com um tom depressivo são a marca desse álbum, vide "Erase/Rewind" e "My Favourite Game", que acabam por serem os grandes destaques deste maravilhoso álbum. Ouça também "Paralyzed", "Starter", "Hanging Around" e "Do You Believe".

- "Long Gone Before Daylight" - (2003):
  1. "Communication"
  2. "You're The Storm"
  3. "A Good Horse"
  4. "And Then You Kissed Me"
  5. "Couldn't Care Less"
  6. "Please Sister"
  7. "For What It's Worth"
  8. "Lead Me into the Night"
  9. "Live And Learn"
  10. "Feathers and Down"
  11. "03.45: No Sleep"
Comentário: O quinto trabalho do grupo vai de encontro com o passado pop feliz que a caracterizou. Segue a linha do "Gran Turismo", mas sem ser tão barulhento. A banda passa por um momento bem negro, bem triste. O som é influenciado pela música country - não, não é sertanejo! Pode se entender como o trabalho mais maduro da banda até o momento em que foi lançando, com músicas que são melhores mesmo até que as de artistas do cenário que eles foram explorar. As letras continuam com um tom melancólico, mas suave. É um grande álbum, talvez o melhor do The Cardigans. Carinho especial para "Communication", "A Good Horse", "Please Sister", "For What It's Worth", "Lead Me Into The Night" e "Live And Learn".

- "Super Extra Gravity" - (2005):
  1. "Losing A Friend"
  2. "Godspell"
  3. "Drip Drop Teardrop"
  4. "Overload"
  5. "I Need Some Fine Wine And You, You Need To Be Nicer"
  6. "Don't Blame Your Daughter (Diamonds)"
  7. "Little Black Cloud"
  8. "In the Round"
  9. "Holy Love"
  10. "Good Morning Joan"
  11. "And Then You Kissed Me II"
  12. "Bonus Tracks"
  13. "Give Me Your Eyes"
  14. "Slow"
Comentário:Não teve um grande sucesso como seus predecessores. O álbum não é tão sólido como "Long Gone Before Daylight", por exemplo. As músicas não mantem um padrão, umas falam de religião, outras de relacionamentos... é um tanto quanto complicado, mas é um álbum legal e para quem gosta de música, vale a pena ouvi-lo, mesmo que não seja o melhor da banda, afinal é preciso ouvir tudo que um artista fez para poder classifica-lo. Nesse trabalho, as melhores faixas são "Godspell", "Drip Drop Teardrop", "Overload", "I Need Some Fine Wine And You, You Need To Be Nicer", "Don't Blame Your Daugther (Diamonds)" e "Little Black Cloud".

- Sugestão de Playlist:
  1. "Sick And Tired"
  2. "Carnival"
  3. "Rise And Shine"
  4. "Over The Water"
  5. "Been It"
  6. "Step On Me"
  7. "My Favourite Game"
  8. "Godspell"
  9. "Paralyze"
  10. "Erase/Rewind"
  11. "Communication"
  12. "A Good Horse"
  13. "For What It's Worth"
  14. "Do You Believe"
  15. "Tomorrow"
  16. "Don't Blame Your Daughter (Diamonds)"

Um comentário:

  1. como diria o provável autor do post.. assinado embaixo. "Yes I found a guide in the city of lust." HAUAHUAHUA. muito bom!

    ResponderExcluir