sábado, 6 de agosto de 2011

The Smiths

Olá caro membro. Para manter o nível de boa música, vou trazer agora uma banda que já encerrou suas atividades - infelizmente - há mais de 20 anos. Com vocês : The Smiths.

A Banda:


Formada em Manchester, Inglaterra, em 1982. Seus membros eram Morrissey nos vocais, Johnny Marr na guitarra, Andy Rourke nos baixo e Mike Joyce na bateria. Após alguns show sob o nome de Morrissey, Johnny e ele decidiram chamar Joyce para assumir a bateria, nesse período Rourke ainda não participava da banda, uma vez que o baixista era Dale Hilbbert. Após alguns ensaios e shows, Hilbbert foi substituído por Rourke sob a justificativa que não se encaixa no perfil da banda. Foi uma banda revolucionária, mudando completamente o cenário musical alternativo. Muitas bandas se inspiram até hoje nos Smiths. Uma curiosidade sobre o nome da banda: Era comum na época as bandas terem nomes complexos, longos, pomposos. Eis que surge Morrissey com a ideia de por o nome de Smiths na banda, contrariando completamente a moda, já que Smith é o sobrenome mais comum da Inglaterra.


Discografia:

- "The Smiths" - (1984):

  1. "Reel Around the Fountain"
  2. "You've Got Everything Now"
  3. "Miserable Lie"
  4. "Pretty Girls Make Graves"
  5. "The Hand That Rocks The Cradle"
  6. "This Charming Man"
  7. "Hand In Glove"
  8. "What Diferrence Does It Make?"
  9. "I Don't Owe You Anything"
  10. "Suffer Little Children"
Comentário: Com uma sonoridade inovadora que ia de encontro com tudo que existia nos anos 80. Assim The Smiths estrearam. O som deste álbum ia de encontro com o pop dos anos 80. A voz de Morrisey é naturalmente depressiva, talvez sendo esse um dos motivos da banda fazer tanto sucesso entre o crescente público alternativo dos anos 2000. The Smiths de 1984 é um dos melhores álbuns de todos os tempos, com singles fortes como "What Difference Does It Make?" e "Hand In Glove". Merece ser ouvido com calma.

- "Meat Is Murder" - (1985):
  1. "The Headmaster Ritual"
  2. Rusholme Ruffians"
  3. "I Want The One I Can't Have"
  4. "What She Said"
  5. "That Joke Isn't Funny Anymore"
  6. "Nowhere Fast"
  7. "Well I Wonder"
  8. "Barbarism Begins At Home"
  9. "Meat Is Murder"
*"How Soon Is Now?" foi posta como a sexta música na versão norte-americana do álbum.
Comentário: Após algumas decepções que vieram depois de "The Smiths", Morrissey e Marr se juntaram e produziram este novo álbum. Neste momento, Thatcher chega a metade de seu mandato como Primeira Ministra da Inglaterra e a insatisfação popular chega a níveis altos demais. Morrissey, como muitos, também estava preocupado com o futuro. O álbum possui um forte caráter político, incluindo críticas ao governo de Thatcher e também mostra o apoio do vocalista ao movimento Vegan, como já mostra o próprio título.Morrissey adotou o vegetarianismo como seu modo de alimentação - e o mantém até os dias de hoje - e chegou a proibir os demais membros da banda de serem vistos comendo carne. A capa do álbum foi retirada de um documentário chamado "In The Year Of The Pig" que trata da Guerra do Vietnam. Quanto ao som, as músicas se tornaram mais agudas, mais intensas, mostrando a força que o momento vivido teve sobre os autores."Meat Is Murder" é o álbum mais impactante dos Smiths, com uma sonoridade bem mais agressiva do que nos demais álbuns, visível isso em, por exemplo, "How Soon Is Now" e a sonoridade mais sombria de "Meat Is Murder".

-"The Queen Is Dead" - (1986):
  1. "The Queen Is Dead"
  2. "Frankly, Mr. Shankly"
  3. "I Know It's Over"
  4. "Never Had No One Ever"
  5. "Cemetery Gates"
  6. "Bigmouth Strikes Again"
  7. "The Boy With The Torn In His Side"
  8. "Vicar In A Tutu"
  9. "There Is A Light That Never Goes Out"
  10. "Some Girls Are Bigger Than Others"
Comentário: O melhor álbum do Smiths. "Meat Is Murder" pode ser o mais impactante, mas "The Queen Is Dead" é the longe o mais bem trabalhado, com as letras mais tocantes e arranjos mais legais. Morrissey afirma que "The Boy With The Torn In His Side" é sua música preferida entre todas as que compôs com a banda. Boa parte das letras foram escritas por Morrisey, enquanto os arranjos ficaram a cargo de Johnny Marr. O álbum trata de vários assuntos como realeza, fama, fofoca, morte, amor etc. É um álbum mais do que completo repleto de letras muito bem escritas por Morrissey, contendo ironias e dramas. "I Know It's Over" é a primeira grande música do álbum, sendo seguida por "Never Had No One Ever" que acaba completando perfeitamente a atmosfera de tristeza criada por "I Know It's Over". Então eis que vem "Bigmouth Strikes Again", uma música que já é estranha desde a primeira estrofe. Adicionando o efeito da voz que parece ter inalado hélio: perfeito. Apesar de ter uma letra meio "creep" e uma sonoridade um tanto quanto estranha, "Bigmouth Strikes Again" é uma das mais famosas músicas da banda. Agora, a preferida de Morrissey, "The Boy With The Torn In His Side", com uma letra bastante simples e acordes simples, essa música consegue ser o carro chefe da banda, creio que seja a música mais famosa de todas. Mais a frente, a penúltima música deste álbum maravilhoso: "There Is A Light That Never Goes Out", em minha opinião, uma das músicas mais bonitas já escritas e sem dúvida a melhor da banda, conseguindo mostrar toda a melancolia de um amante em depressão. O álbum é fechado com uma música um tanto quanto diferente, mas não para o padrão da banda, sugerindo a preocupação no tamanho avantajado que algumas garotas têm em relação à outras.

- "Strangeways, Here We Come" - (1987):

  1. "A Rush And A Push And The Land Is Ours"
  2. "I Started Somethind I Couldn't Finish"
  3. "Death Of A Disco Dancer"
  4. "Girlfriend In A Coma"
  5. "Stop Me If You Think You've Heard This One"
  6. "Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me"
  7. "Unhappy Birthday"
  8. "Paint A Vulgar Picture"
  9. "Death At One's Elbow"
  10. "I Won't Share You"
Comentário: Criado desde o começo para ser o último álbum desta grande banda, "Strangeways, Here We Come" se mostrou como era esperado, uma transição. O álbum conta com novos arranjos, novas visões e tipos de composição. Mas uma coisa que continua é a voz triste de Morrissey e as letras com um toque de depressão. Os hits deste álbum são "Girlfriend In A Coma", que mostra ainda o toque meio insano que Morrissey carrega com si, mas que nos faz pensar. "I Started Something That I Couldn't Finish" é outro hit que nos faz pensar bem com várias coisas, principalmente em relacionamentos. "Stop Me If You Think You've Heard This One Before".Para fechar os singles deste álbum, "Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me" encerra de grande maneira a temática de relacionamentos, e ao mesmo tempo os sucessos da banda. Uma boa idéia da banda foi colocar as músicas principais no meio do disco, nem muito no começo nem no final, o que dá uma boa equilibrada e nos motiva a ouvi-lo por inteiro e não somente essas faixas.

- Sugestão de playlist:
  1. "William, It Was Really Nothing"
  2. "This Charming Man"
  3. "Panic"
  4. "Shoplifters Of The World Unite"
  5. "Ask"
  6. "The Boy With The Torn In His Side"
  7. "Bigmouth Strikes Again"
  8. "There Is A Light That Never Goes Out"
  9. "Heaven Knows I'm Miserable Now"
  10. "Stop Me If You Think You've Heard This One Before"
  11. "How Soon Is Now"
  12. "What Difference Does It Make?"
Um pequeno obs, você deve estar se perguntando de onde sairam músicas como "Panic", "Ask", "This Charming Man" e várias outras desta playlist. Bom, acontece que esses singles, por melhores que foram não entraram em nenhum álbum da banda. Por isso não os comentei anteriormente.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Led Zeppelin

Caros membros deste singelo clube. É com muita felicidade, que trago os co-pioneiros do Heavy Metal e Classic Rock, Led Zeppelin.


Led Zeppelin foi formado em setembro de 1968, por Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant. O grupo é um dos mais populares em toda a história do rock. Banda de caráter inovador, a banda incorporou elementos de outros gêneros como, reggae, jazz, funk, soul, rockabilly, entre outros. A morte do baterista John Bonham, em 1980, determinou o fim da banda, e a partir daí, o Led Zeppelin reuniu-se somente em ocasiões muito especiais.

Discografia:

1969 – Led Zeppelin I
1969 – Led Zeppelin II
1970 – Led Zeppelin III
1971 – Led Zeppelin IV
1973 – Houses of the Holy
1975 – Physical Graffiti
1976 – Presence
1976 – The Song Remains the Same
1979 – In Through the Out Door
1982 – Coda
1990 – Remasters
1990 – Boxed Set (4 CD's)
1997 – BBC Sessions
1999 – Early Days: Best of Led Zeppelin Volume One
2003 – How the West Was Won
2007 – Mothership CD 1
2007 – Mothership CD 2

Playlist Sugerida:

01 - Dazed And Confused
02 - I Can't Quit You Baby
03 - Whole Lotta Love
04 - Heartbreaker
05 - Ramble On
06 - Immigrant Song
07 - Gallows Pole
08 - Black Dog
09 - Rock And Roll
10 - Stairway To Heaven
11 - When The Levee Breaks
12 - Over The Hills And Far Away
13 - D'yer Maker
14 - In My Time Of Dying
15 - Kashmir
16 - Achilles Last Stand
17 - Tea For One
18 - All My Love

Black Sabbath

Caros membros deste singelo clube. Trago aqui hoje para vocês, simplesmente os pioneiros do Heavy Metal: Black Sabbath.


Sua formação "histórica" é composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Posteriormente, houve numerosas mudanças na banda, e Iommi era o único componente fixo. O Black Sabbath trouxe um som inovador para a época dominada pelo pop, e influenciou a geração seguinte da música. Com o som pesado de guitarras, letras com teor místico e sobrenatural, além das roupas quase sempre negras usadas pelos integrantes.

O primeiro disco, foi gravado em 1969 e lançado um ano depois. Mas foi com “Paranoid”, um verdadeiro clássico para qualquer amante de Heavy Metal, que Sabbath alcançou uma enorme fama e sucesso. Esta formação permaneceu igual até o disco “Technical Ecstasy”. Ozzy deixa o Sabbath, e entra Dave Walker, que sai depois para a volta de Ozzy, que fica até meados de 1979.

Desta vez, quem substituiu Ozzy foi o lendário Ronnie James Dio. Com ele, a banda gravou “Heaven and Hell” e “Mob Rules”. Dio entra em carreira solo, e quem assume seu lugar é Ian Gillan, ex-Deep Purple, que grava "Born Again","The Seventh Star", "The Eternal Idol", "Headless Cross", e "Tyr". Ele sai em 1992, e Dio volta para gravar o álbum "Dehumanizer".

Em 1998 voltam com a formação original, e tocam aé 2007, onde Dio volta aos vocais, mas por questões contratuais e processos judiciais entre Tony Iommi e Ozzy, Black Sabbath teve de mudar de nome para Heaven And Hell, que gravou um único álbum em 2009, o "The Devil You Know", e permaneceu assim até a morte de Dio.

Discografia:

1970 - Black Sabbath
1970 - Paranoid
1971 - Master of Reality
1972 - Black Sabbath Vol. 4
1973 - Sabbath Bloody Sabbath
1975 - Sabotage
1976 - Technical Ecstasy
1978 - Never Say Die!
1980 - Heaven And Hell
1981 - Mob Rules
1982 - Live Evil
1983 - Born Again
1986 - Seventh Star
1987 - The Eternal Idol
1989 - Headless Cross
1990 - Tyr
1992 - Dehumanizer
1994 - Cross Purposes
1995 - Forbidden
1996 - The Sabbath Stones
1998 - Reunion
1999 - Black Mass (EP)
2002 - Past Lives
2006 - Greatest Hits 1970-1978
2007 - The Dio Years
2007 - Live At Hammersmith Odeon

Playlist Sugerida:

01 - Black Sabbath
02 - N.I.B
03 - War Pigs
04 - Paranoid
05 - Iron Man
06 - Eletric Funeral
07 - Fearies Wear Boots
08 - Sweet Leaf
09 - Chrildren Of the Grave
10 - Changes
11 - Neon Knights
12 - Children Of The Sea
13 - Heaven And Hell
14 - Turn Up The Night
15 - The Sign Of The Southern Cross
16 - Over And Over
17 - In For The Kill
18 - Lost Forever
19 - The Gates Of Hell
20 - When Death Calls
21 - Computer God
22 - Letters From Earth

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

KISS

"YOU WANTED THE BEST, YOU GOT THE BEST, THE HOTTEST BAND IN THE WORLD..."

KISS

E com a singela frase de apresentação mais usada em seus shows, trago à vocês, caros membros deste singelo clube, uma das melhores bandas de Hard Rock que já se viu: KISS.


Foi do Kiss a responsabilidade de elevar a presença de palco e efeitos sonoros e visuais ao estado de arte, tão ou mais importantes que a própria música. O Kiss é uma banda de extremos, amada ou odiada, mas jamais colocada como apenas mais uma banda entre tantas outras.

As máscaras que eles usam, protegiam a identidade deles, ao mesmo tempo que criavam personagens incríveis, os seus espetáculos contavam com vários efeitos especiais, como a guitarra de Ace Frehley, que em meio ao seu solo soltava fumaça e disparava fogos de artifício, Paul Stanley que voava até o meio do público para cantar, Gene Simmons que vomitava sangue em seu solo, e cuspia fogo. Efeitos dignos de um espetáculo sem igual, o KISS revolocionou a forma como eram feitos shows de rock.

Desde o início a banda foi comandada por Paul Stanley e Gene Simmons, Peter Criss e Ace Frehley seriam recrutados a partir de anúncios em revistas de música. A banda escalou aos poucos as paradas com os álbuns que se seguiram, mas apenas com o seu primeiro álbum ao vivo, Alive (1975), se tornaram os superstars que marcariam uma geração. A música Rock And Roll All Nite se tornou um hit imediato e os álbuns que se seguiram (a começar por Destroyer, de 1976) seriam grandes sucessos de vendas.

Até que atritos entre Paul e Gene, contra Ace e Peter, fizeram com que Ace e Peter fossem demitidos, e substituídos por muito tempo, até que em 1996, o acústico MTV reuniu a formação original para tocar, e após isso a formação original retornou com força total, mas depois de uma enrome turnê, separaram-se novamente. Atualmente o KISS conta com Eric Singer na bateria, e Tommy Thayer na guitarra.

Discografia:

1974 - KISS
1974 - Hotter Than Hell
1975 - Dressed To Kill
1976 - Destroyer
1976 - Rock And Roll Over
1977 - Love Gun
1977 - Paul Stanley
1978 - Gene Simmons
1978 - Ace Frehley
1978 - Peter Crhis
1979 - Dinasty
1980 - Unmasked
1981 - Music From The "Elder"
1982 - Creatures Of The Night
1982 - Killers
1983 - Lick It Up
1984 - Animalize
1985 - Asylum
1987 - Crazy Nights
1989 - Hot In Shade
1992 - Revenge
1998 - Psycho Circus -1998
2009 - Sonic Boom

Playlist Sugerida:

01 - Strutter
02 - Firehouse
03 - Black Diamond
04 - Deuce
05 - Hotter Than Hell
06 - Detroit Rock City
07 - God Of Thunder
08 - Shout It Out Loud
09 - Beth
10 - I Want You
11 - Calling Dr. Love
12 - Hard Luck Woman
13 - I Stole Your Love
14 - Love Gun
15 - I Was Made For Loving You
16 - Creatures Of The Night
17 - I Love It Loud
18 - Lick It Up
19 - Heaven's On Fire
20 - Thrills In The Night
21 - Forever
22 - God Gave Rock And Roll To You II
23 - Psycho Circus